Tradutor - Translator

domingo, 25 de maio de 2014

Dicas

Dicas




Inscrição

O primeiro desafio é conseguir se inscrever, as vagas são limitadas.
Fique atento ao calendário e procure se inscrever logo no início das inscrições.
As inscrições somente são confirmadas após a comprovação do pagamento.



Preparação

Provas randonneur não são competições, mas para encarar as longas distâncias é necessário ter experiência e condicionamento físico, para isto procure pedalar 2 a 3 vezes por semana, faça treinos mais longos onde deve ficar uns 50km pedalando sem parar.  Aprenda a manutenção básica da sua bicicleta, ao menos saiba trocar um pneu.
Os Postos de Controle ou Abastecimento ( PC e PA) ficam distantes em média de 40 até 100km um do outro, e nos PC´S a parada é obrigatória, para carimbar seu passaporte.
Estude a planilha de rota, observe a altimetria, o mapa e planeje sua prova. O maior erro dos randonneurs é não conhecer o percurso, imagine errar o caminho e ter que retornar dezenas de quilômetros, ou parar num boteco para tentar se alimentar e logo a frente ter um posto de abastecimento seguro, com opções variadas, chuveiro etc. Os organizadores fazem o percurso antes da prova para escolher os melhores locais para as paradas, indicar pontos perigosos e o caminho correto, insisto, estude a planilha.


Qual bicicleta devo usar?

Pode utilizar qualquer tipo de bicicleta, o importante é sua bike estar bem revisada para não ter problemas durante a prova, lembre-se que é um desafio individual, não poderá ter ajuda externa, somente outro participante ou a organização pode ajudá-lo durante o percurso e ambos não têm a obrigação de fazê-lo.
Não se acanhe em participar com sua bicicleta antiga, barata ou pesada, já vimos ciclistas de barra forte e outras preciosidades concluindo com tranquilidade as provas e outros com bicicletas caras de carbono desistindo. Utilize a bike que se sinta mais confortável para ficar muitas horas pedalando. Importante ajustara bicicleta ao seu corpo, faça um bikefit.



Itens Obrigatórios!

No dia do Desafio ou Brevet ocorre uma vistoria antes da largada, portanto chegue bem cedo, arrume todo seu equipamento e siga para vistoria já equipado com os itens obrigatórios:
Capacete: Bem afivelado, capacete não é chapéu.
Colete refletivo: tem a função de torna-lo mais visível aumentando muito sua segurança.
Lanterna dianteira: utilize lanterna forte e bem fixada, leva baterias reserva.
Iluminação Traseira: utilize luzes fortes na cor vermelha
Recomendo levar pilhas / baterias, lanterna e iluminação traseira reserva, pois se apagar além de não ficar seguro, e será desclassificado.



O que devo ou não fazer durante a prova:

As provas randonneur prezam pela autossuficiência, respeito aos organizadores, participantes e as leis e bons costumes.
Nunca jogue lixo no chão, guarde seu lixo e descarte na próxima parada.

Não urine em via pública, além de contra lei, não é nada agradável para quem passa pelo local. Caso seja inevitável fazer esta ou outras necessidades, procure ser bem discreto .
Não pegue vácuo em outros ciclistas que não estão participando da prova, muito menos atrás de veículos.
O principal perigo são os veículos, por isso não basta ser visto, tem que chamar a atenção, não deixe de olhar nas conversões e retornos, não confie somente no ouvido e sinalize sempre sua direção.
Respeite as regras de trânsito.
Notou algum problema no percurso, telefone para organização, e se o risco for iminente pare e sinalize para os outros participantes.
Procure pedalar no seu ritmo, a prova é longa não abuse, no final não tem pódio, nem classificação. O importante é concluir dentro do prazo determinado.
O clima nas provas é de muita colaboração, ao ver um ciclista com dificuldade ofereça ajuda, afinal você pode ser o único em dezenas de quilômetros de distância que pode ajuda-lo. Ajuda pode ser uma informação, emprestar uma ferramenta, ceder água, uma palavra de motivação ou apenas fazer um pouco de companhia.



O que devo levar?

Além dos itens obrigatórios, recomendamos:

Documento, dinheiro, cartão, celular.
Luvas, óculos, com lentes claras e escuras.
2 garrafas de água e ciclocomputador.
Ferramentas, sacador de pino de corrente, espátulas, câmaras e remendo e cola
Não largue sem seu passaporte com carimbo de vistoria e planilha de rota, e toda vez que chegar num PC (Posto de Controle), a primeira coisa a fazer é carimbar o seu passaporte, pois a falta de um carimbo ou visto em qualquer dos PC’s, vai causar a não homologação do resultado!
Leve algo para comer durante o pedal, entre os PC’s ou PA, como barras de cereal, banana, maçã, uva passa, damasco, gel de carboidrato.
Não conte com equipamento e apoio dos outros, também não precisa exagerar, geralmente no máximo a cada 50 km tem um local adequado para reabastecimento.
Não invente moda no dia da prova, não consuma alimento, bebida ou medicamento que não está acostumado a utilizar.



Bons treinos e até o próximo Desafio ou Brevet!





3 comentários:

  1. bom dia e em caso de chuva ? havera a prova ou sera cancelado vou fazer os 300

    ResponderExcluir
  2. boa noite, Vinicius vc tem alguma indicação de onde ficar? grato

    ResponderExcluir
  3. Olá, você pode me contatar por e-mail( randonneurs.litoral@hotmail.com )...

    Que passo uma opção de hospedagem barata e próxima a largada, isso se estiver perguntando sobre o evento de Bertioga.

    ResponderExcluir