Tradutor - Translator

domingo, 25 de maio de 2014

Dicas


    Inscrição:

    Fique atento ao nosso calendário de eventos, se possível procure se inscrever logo no início das inscrições, caso não seja possível, se inscreva até a data limite para não ficar de fora do Brevet ou Desafio.

    Ao efetuar o pagamento da inscrição, envie o comprovante para o nosso e-mail e fique atento as atualizações da lista de inscritos no nosso site (www.rlitoral.com), na terceira linha do menu superior. Caso o seu nome apareça com a grafia incorreta, entre em contato por e-mail: randonneurs.litoral@hotmail.com e comunique o erro, para que seja corrigido para a edição correta do passaporte e do certificado.

 Observações: A confirmação da inscrição não é automatizada, é feito a conferencia duas a três vezes ao dia, sendo somente confirmada após a comprovação do pagamento. Dependendo da forma utilizada, a confirmação do pagamento pela instituição financeira pode demorar um a dois dias.

     

    Preparação

    As provas randonneur não são competição, mas para encarar longas distâncias é necessário ter alguma experiência e condicionamento físico, para isto procure pedalar no mínimo duas a três vezes por semana, faça treinos mais longos, onde fique aproximadamente 50km pedalando sem fazer parada...

    Pois os postos de controle ( PC´s) ficam distantes em média 40 a 100 km um do outro. Nos PC´S a parada é obrigatória, para registrar a sua passagem, por leitura do QR Code no passaporte (PC's físicos) ou batendo uma selfie ou retirando um cupom fiscal (PC's virtuais), que deve ser apresentado no 1º PC físico seguinte. 

    Estude a planilha de rota, o mapa do percurso, verifique a altimetria (o gráfico está nos mapa percurso), consulte os sites de meteorologia para saber como estará o tempo em alguns trechos do percurso, com todas essas informações planeje sua prova. 

    Uma ferramenta muito valiosa no estudo do percurso  é o street view, para visualizar os locais onde há mudança de rota / direção (mudança de rua, avenida, de rodovia, rotatórias, bifurcações), como são as rodovias, os postos de controle, etc. 

    O maior erro dos participantes é não conhecer o percurso, imagine errar o caminho e ter que retornar vários quilômetros, ou parar num boteco para tentar se alimentar e logo à frente ter um posto de abastecimento seguro, com opções variadas e uma estrutura bem melhor. 

    Sempre tenha ferramentas básicas (bomba de ar, espátulas, chave extratora de corrente, chave de raio, canivete multiuso com algumas chaves allen, fenda e phillips), além de câmaras de ar, kit de remendo e um power link (emenda rápida da corrente).  

    Além de posse das  ferramentas acima, itens de reparo e de reposição, procure aprender como fazer a manutenção da sua bicicleta, ao menos reparar um pneu furado e emendar uma corrente.




    Qual bicicleta devo usar?

    Pode ser utilizado qualquer tipo de bicicleta, desde que seja movida 100% tração humana, não é permitido bicicletas com motor a combustão, elétrico e assistidas.

    Sendo 100% tração humana, o importante é estar bem revisada para não ter problemas durante a prova, lembre-se que é um desafio individual, não poderá ter ajuda externa durante os percurso (entre os PCs), somente de outro participante, que não têm a obrigação de fazê-lo.
    
    Não se acanhe em participar com sua bicicleta antiga, barata ou pesada, já vimos ciclistas de barra forte e outras preciosidades concluindo com tranquilidade as provas e outros com bicicletas caras de carbono desistindo. Utilize a bike que se sinta mais confortável para ficar muitas horas pedalando. Importante ajustar a bicicleta ao seu corpo, se possível faça um bike fit.



    Itens Obrigatórios!

    No dia do Desafio ou Brevet ocorre uma vistoria antes da largada, portanto chegue bem cedo, arrume todo seu equipamento e siga para vistoria já equipado com os itens obrigatórios: 

    - Capacete: bem afivelado, capacete não é chapéu.
 
    - Colete refletivo ou X refletivo: tem a função de torna-lo mais visível aumentando muito sua segurança.

    Lanterna dianteira: utilize lanterna forte e bem fixada.

    Iluminação Traseira: utilize duas luzes fortes na cor vermelha e bem fixadas. 

    Observação: Iluminações fortes e que tenham boa duração da bateria / pilhas são itens importantíssimos de segurança, se alertamos e cobramos isso é pensando única e exclusivamente na sua segurança!


    Recomendamos portar:

    - Power bank, pilhas ou baterias, dependendo do tipo de iluminação que utilizarem, para que fiquem no seguro, por estarem com a iluminação sem energia, o que resultará em desclassificação.



    O que devo ou não fazer durante a prova:

    As provas randonneur prezam pela autossuficiência, respeito aos organizadores, participantes e as leis e bons costumes.
    
    Nunca jogue lixo no chão, guarde seu lixo e descarte na próxima parada.

    Não urine em via pública, além de contra lei, não é nada agradável para quem passa pelo local.

    Não pegue vácuo atrás de outros ciclistas que não estejam na prova, muito menos de veículos, que é extremamente perigoso! 

    Não basta ser visto, temos que chamar a atenção, não deixe de olhar nas conversões e retornos, não confie somente no ouvido, sinalize sempre sua direção.
    
    Sempre respeite as regras de trânsito.

    Notou algum problema no percurso, telefone para organização, e se o risco for iminente pare e sinalize para os outros participantes.

    Procure pedalar no seu ritmo, a prova é longa não abuse, no final não tem pódio, nem classificação. O importante é concluir dentro do prazo determinado.

    O clima nas provas é de muita colaboração, ao ver um ciclista com dificuldade ofereça ajuda, afinal você pode ser o único em dezenas de quilômetros que poderá ajuda-lo. A ajuda poderá ser uma informação, emprestar uma ferramenta, ceder água, uma palavra de motivação ou apenas fazer um pouco de companhia.



    O que devo levar?

    Além dos itens obrigatórios, recomendamos:

    - Documento, dinheiro / cartão e celular;

    - Luvas e óculos;

    - 2 garrafas de água;

    - GPS ou ciclocomputador;

    - Ferramentas, itens de reparo e de reposição (descritos mais acima).

    - Não perca o seu passaporte  e não esqueça de registrar a sua passagem pelos postos de controle, são coisas que causam a não homologação do seu resultado!

    Leve algo para comer durante o pedal, entre os PC’s, barras de cereal, banana, maçã, uva passa, damasco, gel de carboidrato.

    - Não conte com equipamento e apoio dos outros, também não precisa exagerar, geralmente no máximo a cada 50 km tem um local adequado para reabastecimento.

    - Não invente moda no dia da prova, não consuma alimento, bebida ou medicamento que não está acostumado a utilizar. Não troque o modelo de selim, utilizando um que você nunca utilizou, não use uma sapatilha nova, que não houve tempo de "amaciar" / se acostumar com a mesma.



    Bons treinos e até o próximo Desafio ou Brevet!




8 comentários:

  1. bom dia e em caso de chuva ? havera a prova ou sera cancelado vou fazer os 300

    ResponderExcluir
  2. boa noite, Vinicius vc tem alguma indicação de onde ficar? grato

    ResponderExcluir
  3. Olá, você pode me contatar por e-mail( randonneurs.litoral@hotmail.com )...

    Que passo uma opção de hospedagem barata e próxima a largada, isso se estiver perguntando sobre o evento de Bertioga.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tenho uma duvida a respeito das luzes dianteira e traseira, pode usar luzes de bateria carregada em USB ou apenas luzes com pilhas e baterias? existe uma quantidade minima de luzes para utilizar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, as luzes podem ser de modelos carregados via USB, só tem que estar atento com a intensidade da luz, se é forte e com a durabilidade da carga... Vai ser suficiente para tempo de prova que provavelmente fará a noite ou com chuva e baixa visibilidade? Se não for, vou ter que levar um power bank ou outra iluminação reserva?

      Quanto a quantidade que deve estar fixada na bike, é um farol ou lanterna de luz branca intensa na frente e duas iluminações traseiras de luz vermelha de grande intensidade, não podendo ser do modelo frog de silicone, que utiliza geralmente um led antigo de baixa intensidade.

      Excluir
  5. Fiz a inscrição para o Brevet 200 km de Bertioga. Até quando posso fazer o pagamento?

    ResponderExcluir
  6. Olá,o último dia para pagar a inscrição é o dia 25.

    ResponderExcluir
  7. Dúvida básica- nos pontos virtuais como se dará a marcacao no passaporte ? Precisa tirar foto para comprovar?

    ResponderExcluir