Tradutor - Translator

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Rankings de Maiores Distâncias e de Dificuldade / Altimetria

 

    Olá amigos randonneurs, 


   Com o encerramento dos nosso calendário 2021, já demos início a uma série de mudanças e novidades que estamos realizando para o calendário 2022.


    Mesmo sabendo que os eventos randonneurs não são eventos competitivos, tanto que não divulgamos os resultados por classificação de ordem de chegada, sempre utilizamos o critério da ordem alfabética, também não premiamos os primeiros a concluírem os Brevets ou Desafios...


    Mesmo assim, resolvemos criar uma novidade, rankings, onde iremos classificar:

  •  Os ciclistas com mais quilômetros homologados na mesma série.
  • Os ciclistas por grau de dificuldade / altimetria dos BRMs concluídos na mesma série.

    Além desses dois rankings que somarão quilômetros ou pontos numa determinada série (considerando apenas os eventos Randonneurs Litoral), iniciando pela série 2022. Também divulgaremos um terceiro ranking, a titulo de curiosidade, considerando os quilômetros homologados em todos os nossos eventos, desde o calendário 2015.


    Rankings:




    Ranking de Distância: será somado a quilometragem padrão de cada BRM concluído pelo ciclista no calendário vigente, no calendário seguinte a pontuação é zerada. Só será computado distâncias dos eventos Randonneurs Litoral.

    Exemplo: um ciclista homologa um BRM 300 e depois um BRM 400 no mesmo ano / calendário, ao final dos dois eventos terá 700 km no Ranking de Distância.

    Como símbolo deste ranking, escolhemos a Andorinha do Ártico, espetacular ave marinha conhecida por realizar enormes migrações durante sua vida, costuma percorrer entre 38 mil a 80 mil quilômetros anuais e ao longo da vida acabam viajando em média 800 mil quilômetros, distância suficiente para ida e volta à Lua.


    Um exemplo da grande capacidade de voo desta ave para cobrir longas distâncias, é descrito o caso de um espécime juvenil que foi anilhado, quando ainda não tinha emplumado, nas ilhas Farne, na costa de Northumberland (Reino Unido), no verão de 1982, e que chegou a Melbourne (Austrália), em outubro do mesmo ano, uma viagem por sobre o mar de mais de 22 000 km em apenas três meses. (fonte: Wikipédia)


    Obs.: Além do ranking de distância do calendário vigente, também divulgaremos a título de curiosidade os rankings dos calendários anteriores e um ranking com o total dos BRMs organizados por nós desde o calendário 2015.




    - Ranking de Dificuldade / Altimetria: Classificamos os percursos dos nossos eventos pela altimetria acumulada, considerando uma média para cada 100 km pedalados, assim criamos uma escala que vai do Nível 1 (mais fácil) ao Nível 5 (mais difícil), respeitado os seguintes parâmetros (tabela abaixo).



    Baseado nessa classificação, os ciclistas irão pontuar conforme a classificação do percurso homologado e, acumulará pontos durante o calendário vigente, no calendário seguinte a pontuação é zerada. Só será computado pontuação dos eventos Randonneurs Litoral.

    Exemplo: Um ciclista homologa um percurso N6 e depois um percurso N3, ao final dos dois eventos terá 9 pontos no Ranking de Dificuldade / Altimetria.

    Como símbolo deste ranking, escolhemos a cabra montesa, também conhecida como Ibex, devido a sua excepcional capacidade de escalar, deixando até os mais talentosos alpinistas com inveja, por conseguir subir por paredões de quase 90 graus e estar presente em regiões de grande altitude.



    Então não se ofenda de aparecer no "ranking dos cabritos", só vai demostrar o quanto você se destaca em percursos com maior grau de dificuldade.

    Abaixo detalhamos todas as classificações dos nossos percursos do calendário 2022.


    A nossa intenção ao criar estes rankings, é proporcionar uma disputa / brincadeira sadia entre os ciclistas participantes dos nossos eventos. Sem perder o espírito randonneur durante a realização do evento, pois não há pontuação por ordem de chegada...

    Então todos irão continuar pedalando cada um no seu ritmo, tentando superar os limites pessoais, vencendo a distância e os obstáculos impostos pelo percurso, pelas condições climáticas e demais adversidades. Mas sempre ajudando ou sendo ajudado por outros participantes, às vezes até abrindo mão do ritmo habitual, para não deixar outro ciclista em dificuldades para trás, incentivando o mesmo a continuar e não desistir. Este espírito que só faz bem, que  fortalece e aumenta as amizades o qual deveria ser mais praticado por todos!


    Em breve estaremos disponibilizando os rankings de distância dos calendários 2015 à 2021 e também o ranking total.




2 comentários: