Tradutor - Translator

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Informações finais sobre o Brevet 200 e Desafio 118 de Bertioga.

Olá randonneurs,

Seguem algumas informações importantes para o Brevet e Desafio de amanhã em Bertioga.

Cronograma:

- 6:00 as 6:50: Vistoria
 - 6:50             : Briefing
 - 7:00             : Largada
 - 7:00 as 8:00: Vistoria e largada (atrasados)
 - 14:50           : Limite do Desafio 118 km.
 - 20:30           : Limite do Brevet 200 km.

Local da largada e da chegada:

Será no Point do Açaí, localizado na Avenida 19 de Maio nº 1120 - Jardim Albatroz.  Próximo ao trevo principal de Bertioga e quase em frente ao Pastel do Trevo.

Local para tomar banho na chegada:

Neste evento não contaremos com a estrutura de vestiários, como tivemos em Itanhaém, mas graças ao nosso amigo e parceiro Rogério do Point do Açaí, teremos a disposição dois sanitários (masculino e feminino) e um chuveiro recém instalado, porém ele não tem reservado e fica numa área aberta, por conta disso não será possível tomar um banho caprichado no local da chegada, mas será possível se lavar e tirar todo o excesso de areia e suor.

Onde estacionar:
Existem dois bolsões de estacionamento no canteiro central da avenida, quase em frente ao Point do Açaí, cada bolsão tem aproximadamente 17 vagas, ainda existem várias vagas de estacionamento dos bordos da avenida, então não terão nenhum problema quanto a vagas.

Só pedimos a todos, que evitem de estacionarem de forma irregular, para evitar o risco de ter o veículo guinchado!

Vistoria:

Pedimos para quem puder e tiver facilidade, imprimir e levar o termo de responsabilidade já preenchido, para agilizar a vistoria.

Termo de responsabilidade: clique aqui

Na vistoria iremos verificar, se todos os ciclistas estão em conformidade com os itens obrigatórios: capacete, x ou colete refletivo (realmente refletivo), iluminação dianteira e traseira (não é permitido tipo frog).

Aconselhamos a todos visualizarem o link abaixo, e verificarem quais são os itens obrigatórios, pois se não estiverem de acordo com o regulamento, não entregaremos o passaporte para participar do Brevet ou Desafio!

Itens obrigatórios: Clique aqui.

Percursos:

- Desafio 118: O percurso será pelas rodovias SP 98 - Mogi-Bertioga e SP 55 - Rio-Santos, sendo quase todo plano, com somente duas subidas mais longas:

- A primeira na SP 98 onde serão 6 km de subida até o mirante da cachoeira no km 86,6 da rodovia, onde será o PC 1 com 21 km pedalados. O refúgio do mirante é do lado oposto, na pista descendente, e deve ser feito pelo segundo acesso, pois o primeiro é contra mão, e pedimos muito cuidado ao participantes para cruzar a pista e acessar o mirante.

- A segunda subida é na SP 55 próximo a Juquehy, local do PC 2 com aproximadamente 67 km pedalados, esta subida tem aproximadamente 2 km de extensão e não é relativamente suave.

Nos 118 km do percurso os ciclistas terão aproximadamente 600 m de ganho de altimetria, o que torna um percurso ideal para quem está iniciando nas longas distâncias, tanto que temos altos índices de conclusão deste percurso. (mais de 90%)

Recomendamos atenção especial em alguns pontos do percurso:

- No viaduto na Rio-Santos por cima da Mogi-Bertioga, com 8,8 km pedalados,  onde exitem muitos tachões (tartarugas) no acostamento dificultando um pouco a utilização do mesmo.

- Na rodovia Mogi-Bertioga em direção ao PC 1 (km 98 ao km 86,6 da SP 98), on
de não tem acostamento, devido faixa adicional e na descida da serra depois do PC 1 (km 86,6 ao km 92,5), onde a descida é em faixa única e sem acostamento. Início com 9,7 km pedalados até 26,8 km pedalados.

- Na ponte do Rio Itaguaré, com 42,2 km pedalados (km 205 da SP 55), existe uma friso ou valeta na ponte, em toda a extensão da mesma, onde é possível encaixar pneus mais finos e prender a roda. (ida e volta)

Mapa do Desafio 118: Clique aqui.

Planilha do Desafio 118: Clique aqui.

Locais dos PC's:

PC 0 (largada) - Point do Açaí - Bertioga.
PC 1 - Mirante da Cachoeira, km 86,6 - SP 98.
PC 2 - Padaria Expresso 25h - Trevo Juquehy, SP 55 km 177.
PC 3 (chegada) - Point do Açaí - Bertioga.

Nos PCs serão oferecidos: Aguá mineral gelada, bananas, maçãs, bananinhas cristalizadas, paçoquinhas e bisnaguinhas com mussarela. *

* Exceto o PC 1, devido a proximidade do local da largada.

- Brevet 200: O percurso também será pelas rodovias SP 98 - Mogi-Berioga e SP 55 - Rio-Santos, tendo um trecho bem plano na Rio-Santos de Bertioga até perto de Juquehy, mas também com muitas subidas na Rio-Santos de Juquehy (local do PC 2 e PC 4) a Barequeçaba (local do PC 3), com destaque para:

-  A serra de Maresias, com 3 km de subida com 330m de ganho de altimetria, que terá que ser vencida na ida e na volta;

- O trecho que costumo a chamar de "Montanha Russa", que compreende as várias subidas e descidas entre Maresias e Barequeçaba, do km 153 ao 133 da rodovia, um total de 40 km de sobe e desce (20 na ida e 20 na volta), onde também estão as paisagens mais bonitas do percurso!

- Além das subidas da SP-55 - Rio-Santos, também tem a subida de 6 km na SP 98 - Mogi-Bertioga, até o mirante da cachoeira onde será o PC 1, logo no início do Brevet, trecho em comum com o Desafio 118.

Nos 206 km do percurso, os ciclistas terão aproximadamente 2700 m de ganho de altimetria, com todo tipo de subidas (curvas, longas, suaves e muito inclinadas), o que torna um percurso com um bom grau de dificuldade, ainda mais se estiver fazendo o calor dos últimos dias, então não descuidem da hidratação!

Recomendamos atenção especial em alguns pontos do percurso:

- Na rodovia Mogi-Bertioga em direção ao PC 1 (km 98 ao km 86,6 da SP 98), on

- Nas subidas entre Juquehy e Maresias, onde não tem acostamento devido faixa adicional. Serras entre o km 177 e 156 da rodovia.

- Nas descidas da Serra de Maresias (km 162 ao 156 da rodovia), em ambos os sentidos (para Maresias na ida e para Boiçucanga na volta), devido ser bem inclinado e fácil de desenvolver grandes velocidades, e pela quantidade de curvas fechadas, principalmente na segunda metade da descida para Maresias e em toda a descida para Boiçucança. E as chuvas de meados de Janeiro, resultaram em três pontos de desmoronamento no bordo da pista, nada que prejudique o fluxo na rodovia.

- Nos trechos de serra entre Maresias e Barequeçaba, a "Montanha Russa já citada entre o km 153 e 133 da rodovia, é necessário muito cuidado com os veículos, pois é um trecho quase sem acostamento e quase sem subidas com faixa adicional.

-  No km 146 quase km 147, existe um trecho de 100 metros com apenas meia pista, estão fazendo operação PARE e SIGA, devido as obras por conta de um desmoronamento. Uns 200 a 300 metros de antes da obra está sendo sinalizado com cones no meio da pista, na ida vocês estarão subindo nesse trecho então não terão nenhum problema, mas na volta estarão descendo, então muita atenção após passar a placa do km 146 e principalmente após visualizarem os cones no meio da pista, pois estarão chegando nesse trecho de obras. Peço a todos que também respeitem a sinalização de PARE, aguardando o SiGA, pois o trecho está muito estreito e não terão espaço para passar caso venha algum veículo no sentido contrário!

Mapa do Brevet 200:
 Clique aqui.

Planilha do Brevet 200: Clique aqui.

Locais dos PCs:

PC 0 (largada) - Point do Açaí - Bertioga.
PC 1 - Mirante da Cachoeira, km 86,6 - SP 98.
PC 2 - Padaria Expresso 25h - Trevo Juquehy, SP 55 km 177.

PC 3 - Empório/Padaria Barequeçaba, SP 55 em Barequeçaba.
PC 4 -
Padaria Expresso 25h - Trevo Juquehy, SP 55 km 177.
PC 5 (chegada) -
Point do Açaí - Bertioga.

* Exceto o PC 1, devido a proximidade do local da largada.

Recomendações finais:

- Verifiquem se estão com todos os itens de segurança obrigatórios para participar do evento, para evitar problemas na vistoria e não participação no mesmo.

- Tenham baterias e pilhas sobressalentes, pois em caso de chuva e de tempo muito fechado e escuro, é obrigatório que a iluminação esteja acesa mesmo de dia, correndo o risco de ter um consumo acima do esperado e caso você não tenha sobressalente, pode ficar sem iluminação e acabar sendo desclassificado.

- Cheguem cedo para evitar largar atrasado, a vistoria se inicia as 6h da manhã e a largada será as 7h.

- Aos que não estão inscritos e vão pedalar acompanhando os amigos inscritos, os famosos "Pipocas"... Cuidado, pois em vez de ajudar, vocês pode acabar prejudicando os amigos menos experientes... Pois se os participantes forem vistos pegando vácuo ou sendo ajudados durante o percurso por alguém não inscrito, em qualquer lugar que não seja os PCs, eles poderão ser desclassificados por estarem descumprindo o regulamento!

- Pedimos para que tomem muito cuidado em todas as descidas de serra, cuidado redobrado se estiver chovendo ou com asfalto molhado; Pedimos que pedalem no bordo da pista
nos trechos onde não tem acostamento (com ou sem faixa adicional), em fila indiana, caso estejam pedalando em grupos; Pedimos que respeitem as sinalizações e as leis de trânsito...

Pois qualquer irregularidade disso que foi citado, que for verificado por nós da organização, será passível de desclassificação!

Grande abraço e nos vemos em Bertioga!