Tradutor - Translator

sábado, 31 de maio de 2014

Lista final dos participantes dos Desafios 172 e 118.


Lista final dos Randonneurs que vão participar dos Desafios 172 e 118, em Bertioga no próximo sábado (07 de Junho).



Peço a todos que confiram os nomes, caso tenha algum erro de grafia, favor entrar em contato.



                                                        Editado em 01/06/14.



Nos vemos em Bertioga!

Resumo dos Percursos - Desafios 172 e 118


Estamos divulgado os resumos dos percursos dos Desafios 172 e 118, onde relatamos algumas informações importantes das estradas e dos postos de controle onde serão realizados os desafios.






Bons treinos e nos vemos em Bertioga.



quinta-feira, 29 de maio de 2014

Atualização dos inscritos - 3º Desafio Randonneurs Litoral



Amanhã pretendemos divulgar a lista final dos participantes, já temos 106 confirmados e ainda temos 3 pessoas à confirmar.



Atualização dos confirmados para os Desafios 172 e 118.

(29/05 as 19h30)


quarta-feira, 28 de maio de 2014

Correção da Planilha do Desafio 118.

Planilha do Desafio 118 

Além dos horários de abertura e fechamento do PC3 (chegada), também foi corrigido os horários do PC2 - Juquehy, e agora está tudo ok.


Erro na planilha do Desafio 118.

Nota:

Aos que vão participar do Desafio 118, a planilha que foi divulgada no final da noite de ontem, tem um erro na última linha, os horários de abertura e fechamento do PC 3 (chegada) estão errados, os horários corretos são:

Abre:    10h55
Fecha: 14h50

Pedimos desculpa, e a planilha será corrigida até o início da noite de hoje.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Regulamento, termo de responsabilidade e planilhas dos Desafios 172 e 118


Estamos disponibilizando aos participantes dos desafios: O regulamento, o termo de responsabilidade e as planilhas das rotas.



- Regulamento: O regulamento dos Desafios é baseado no regulamento dos Brevets BRM - Audax Club Parisien.

Regulamento Clique Aqui


- Termo de Responsabilidade: Na vistoria disponibilizaremos formulários do termo de responsabilidade, mas para adiantar o andamento da vistoria, pedimos para os participantes para levarem os termos já preenchidos e assinados.


- Planilhas das Rotas: As planilhas dos Desafios 172 e 118 são coloridas, e cada cor tem uma finalidade, segue uma legenda para facilitar o entendimento das mesmas.


Verde: indica um Posto de Controle ou Posto de Apoio.
Amarelo: indica uma mudança de direção ou mudança de estrada.
Laranja: Uma observação importante sobre o percurso, sobre acostamento / faixa adicional, aviso de início ou fim de serra, mudança de nome da via (avenida, rua ou estrada) sem a alteração de direção.
Vermelho: Informação de alerta sobre algum trecho do percurso, sobre algum ponto que seja perigoso e que tenha maior potencial de ocorrer algum acidente, servindo de alerta para os participantes redobrarem a atenção ao passar pelos locais indicados com esta cor!

Planilha - Desafio 172  Clique Aqui

Planilha - Desafio 118  Clique Aqui



Breve estaremos divulgando também, um resumo dos percursos dos Desafios, detalhando um pouco as estradas e os locais dos postos de controle e horários de abertura e fechamento dos mesmos.


Bons treinos a todos!






segunda-feira, 26 de maio de 2014

Inscrições encerradas



Encerramos o envio das fichas de inscrição!



Agora aguardamos a confirmação dos pagamentos, dos que preencheram as fichas que colocamos disposição ontem, para preencher as sobras de vagas para os Desafios.


A data limite para confirmarem o pagamento, é até o final de quarta-feira (28/05).



Segue a lista atualizada dos já confirmados:




(Atualizado em 26/05 as 21h)



domingo, 25 de maio de 2014

Dicas


    Inscrição:

    Fique atento ao nosso calendário de eventos, se possível procure se inscrever logo no início das inscrições, caso não seja possível, se inscreva até a data limite para não ficar de fora do Brevet ou Desafio.

    Ao efetuar o pagamento da inscrição, envie o comprovante para o nosso e-mail e fique atento as atualizações da lista de inscritos no nosso site (www.rlitoral.com), na terceira linha do menu superior. Caso o seu nome apareça com a grafia incorreta, entre em contato por e-mail: randonneurs.litoral@hotmail.com e comunique o erro, para que seja corrigido para a edição correta do passaporte e do certificado.

 Observações: A confirmação da inscrição não é automatizada, é feito a conferencia duas a três vezes ao dia, sendo somente confirmada após a comprovação do pagamento. Dependendo da forma utilizada, a confirmação do pagamento pela instituição financeira pode demorar um a dois dias.

     

    Preparação

    As provas randonneur não são competição, mas para encarar longas distâncias é necessário ter alguma experiência e condicionamento físico, para isto procure pedalar no mínimo duas a três vezes por semana, faça treinos mais longos, onde fique aproximadamente 50km pedalando sem fazer parada...

    Pois os postos de controle ( PC´s) ficam distantes em média 40 a 100 km um do outro. Nos PC´S a parada é obrigatória, para registrar a sua passagem, por leitura do QR Code no passaporte (PC's físicos) ou batendo uma selfie ou retirando um cupom fiscal (PC's virtuais), que deve ser apresentado no 1º PC físico seguinte. 

    Estude a planilha de rota, o mapa do percurso, verifique a altimetria (o gráfico está nos mapa percurso), consulte os sites de meteorologia para saber como estará o tempo em alguns trechos do percurso, com todas essas informações planeje sua prova. 

    Uma ferramenta muito valiosa no estudo do percurso  é o street view, para visualizar os locais onde há mudança de rota / direção (mudança de rua, avenida, de rodovia, rotatórias, bifurcações), como são as rodovias, os postos de controle, etc. 

    O maior erro dos participantes é não conhecer o percurso, imagine errar o caminho e ter que retornar vários quilômetros, ou parar num boteco para tentar se alimentar e logo à frente ter um posto de abastecimento seguro, com opções variadas e uma estrutura bem melhor. 

    Sempre tenha ferramentas básicas (bomba de ar, espátulas, chave extratora de corrente, chave de raio, canivete multiuso com algumas chaves allen, fenda e phillips), além de câmaras de ar, kit de remendo e um power link (emenda rápida da corrente).  

    Além de posse das  ferramentas acima, itens de reparo e de reposição, procure aprender como fazer a manutenção da sua bicicleta, ao menos reparar um pneu furado e emendar uma corrente.




    Qual bicicleta devo usar?

    Pode ser utilizado qualquer tipo de bicicleta, desde que seja movida 100% tração humana, não é permitido bicicletas com motor a combustão, elétrico e assistidas.

    Sendo 100% tração humana, o importante é estar bem revisada para não ter problemas durante a prova, lembre-se que é um desafio individual, não poderá ter ajuda externa durante os percurso (entre os PCs), somente de outro participante, que não têm a obrigação de fazê-lo.
    
    Não se acanhe em participar com sua bicicleta antiga, barata ou pesada, já vimos ciclistas de barra forte e outras preciosidades concluindo com tranquilidade as provas e outros com bicicletas caras de carbono desistindo. Utilize a bike que se sinta mais confortável para ficar muitas horas pedalando. Importante ajustar a bicicleta ao seu corpo, se possível faça um bike fit.



    Itens Obrigatórios!

    No dia do Desafio ou Brevet ocorre uma vistoria antes da largada, portanto chegue bem cedo, arrume todo seu equipamento e siga para vistoria já equipado com os itens obrigatórios: 

    - Capacete: bem afivelado, capacete não é chapéu.
 
    - Colete refletivo ou X refletivo: tem a função de torna-lo mais visível aumentando muito sua segurança.

    Lanterna dianteira: utilize lanterna forte e bem fixada.

    Iluminação Traseira: utilize duas luzes fortes na cor vermelha e bem fixadas. 

    Observação: Iluminações fortes e que tenham boa duração da bateria / pilhas são itens importantíssimos de segurança, se alertamos e cobramos isso é pensando única e exclusivamente na sua segurança!


    Recomendamos portar:

    - Power bank, pilhas ou baterias, dependendo do tipo de iluminação que utilizarem, para que fiquem no seguro, por estarem com a iluminação sem energia, o que resultará em desclassificação.



    O que devo ou não fazer durante a prova:

    As provas randonneur prezam pela autossuficiência, respeito aos organizadores, participantes e as leis e bons costumes.
    
    Nunca jogue lixo no chão, guarde seu lixo e descarte na próxima parada.

    Não urine em via pública, além de contra lei, não é nada agradável para quem passa pelo local.

    Não pegue vácuo atrás de outros ciclistas que não estejam na prova, muito menos de veículos, que é extremamente perigoso! 

    Não basta ser visto, temos que chamar a atenção, não deixe de olhar nas conversões e retornos, não confie somente no ouvido, sinalize sempre sua direção.
    
    Sempre respeite as regras de trânsito.

    Notou algum problema no percurso, telefone para organização, e se o risco for iminente pare e sinalize para os outros participantes.

    Procure pedalar no seu ritmo, a prova é longa não abuse, no final não tem pódio, nem classificação. O importante é concluir dentro do prazo determinado.

    O clima nas provas é de muita colaboração, ao ver um ciclista com dificuldade ofereça ajuda, afinal você pode ser o único em dezenas de quilômetros que poderá ajuda-lo. A ajuda poderá ser uma informação, emprestar uma ferramenta, ceder água, uma palavra de motivação ou apenas fazer um pouco de companhia.



    O que devo levar?

    Além dos itens obrigatórios, recomendamos:

    - Documento, dinheiro / cartão e celular;

    - Luvas e óculos;

    - 2 garrafas de água;

    - GPS ou ciclocomputador;

    - Ferramentas, itens de reparo e de reposição (descritos mais acima).

    - Não perca o seu passaporte  e não esqueça de registrar a sua passagem pelos postos de controle, são coisas que causam a não homologação do seu resultado!

    Leve algo para comer durante o pedal, entre os PC’s, barras de cereal, banana, maçã, uva passa, damasco, gel de carboidrato.

    - Não conte com equipamento e apoio dos outros, também não precisa exagerar, geralmente no máximo a cada 50 km tem um local adequado para reabastecimento.

    - Não invente moda no dia da prova, não consuma alimento, bebida ou medicamento que não está acostumado a utilizar. Não troque o modelo de selim, utilizando um que você nunca utilizou, não use uma sapatilha nova, que não houve tempo de "amaciar" / se acostumar com a mesma.



    Bons treinos e até o próximo Desafio ou Brevet!




Itens e Equipamentos de Segurança Obrigatórios






Itens e Equipamentos Obrigatórios nos Desafios e Brevets Randonneurs Litoral



Informações importantes dos itens e equipamentos, que são obrigatórios nos Desafios e Brevets:


ILUMINAÇÃO E VISIBILIDADE

Um farol dianteiro (luz branca/amarela), duas lanternas traseira (luz vermelha) que devem estar ligados sempre em baixa visibilidade.

 Colete refletivo ou X refletivo são itens obrigatórios e de uso contínuo do início ao fim do Brevets ou Desafios organizados pelo Randonneurs Litoral.

A falta de qualquer um destes itens na vistoria (em perfeito funcionamento), ou a não utilização durante o percurso, resultará na desclassificação imediata do ciclista. 

A iluminação deve estar fixada na bicicleta, em ponto visível de diversos ângulos, sem obstruções (bagageiros/alforjes/bolsas de selim, bagagens em geral). No caso de utilização de alforges e/ou bagageiros, o kit de iluminação principal deverá obrigatoriamente estar fixado a estes.


FAROL E LANTERNA DIANTEIRA ( Mínimo: uma unidade )
Quanto aos modelos de faróis e lanternas, estes devem ser funcionais e não decorativos; devem atender simultaneamente as necessidades do ciclista em “ver” e “ser visto" e obrigatoriamente deve ter luz intensa na cor branca ou amarela.
Lanternas de luz branca ou amarela (iluminação dianteira)


LANTERNA TRASEIRA OU VISTA LIGHT ( Mínimo: duas unidades )

Luz traseira ou vista light de luz vermelha (iluminação traseira)


Observações:  


- Sempre portar pilhas, baterias ou power bank, para não ficar sem carga nos faróis, lanternas e iluminações (dianteira ou traseira), pois a ausência das mesmas leva a desclassificação do evento!  

 A partir de 01/01/2016 passa a ser obrigatório o uso de duas lanternas traseiras de cor vermelha e nenhuma dessas duas podem ser tipo "Frog"! (Texto e imagens abaixo)



IMPORTANTE!


Não serão aceitos equipamento para iluminação do tipo “frog” ou similares, contendo apenas um pequeno led de baixa intensidade. Este tipo de equipamento só pode ser utilizado como iluminação auxiliar, uma terceira ou quarta iluminação, complementando as duas luzes vermelhas de alta luminosidade.
 Iluminação do tipo “frog”



COLETE OU X REFLETIVO


O uso deste equipamento é obrigatório em todo o evento, de uso contínuo seja dia ou seja noite e em todo o percurso!


Adquira coletes que sejam realmente refletivos!
Coletes refletivos e "X" Refletivos  de boa qualidade, que realmente  refletem, fazem toda a diferença!



CAPACETE

O CAPACETE É OBRIGATÓRIO E DE USO CONTINUO  EM TODOS OS DESAFIOS E BREVETS ORGANIZADOS POR RANDONNEURS LITORAL!

Alguns modelos de capacetes.




MANTA TÉRMICA

Dependendo do clima e da estação que for realizado o evento (Desafio ou Brevet), poderemos exigir também o porte de Manta / Cobertor Térmico! 

Quando for obrigatório, estaremos avisando com antecedência no site e redes sociais Randonneurs Litoral

A utilização  deste item, em caso de abandono num lugar isolado,  descampado e ou com chuva, baixa temperatura, evita casos de hipotermia!
 

Durante o período mais crítico da pandemia, foi obrigatório o porte e utilização da máscara e álcool gel 70º para os ciclistas, agora esses itens são facultativos.

Máscara:

            

Álcool Gel 70º:


                










Reabrimos as inscrições para o 3º Desafio Randonneurs Litoral.

Inscrições reabertas!



Estamos reabrindo as inscrições para o 3º Desafio Randonneurs Litoral, ao todo serão 14 vagas, que terão que ser confirmadas com o pagamento até o final do dia 28/05 (quarta-feira).

Então não perca tempo e garanta a sua vaga!

Clique aqui para fazer a inscrição


Segue a lista dos 96 confirmados para os Desafios 172 e 118.

Clique na imagem para visualiza-la maior.

Atualizado em 25/05 as 11h30min.




sexta-feira, 23 de maio de 2014

Suspenso o Envio das Fichas de Inscrição!

Suspenso o Envio das Fichas de Inscrição!


Olá Randonneurs, ontem dia 19 de Maio (8º dia de inscrições), chegamos a 110 fichas de inscrição recebidas, então suspendemos as inscrições, e aguardamos as confirmações de pagamento até o dia 23 de Maio.
Caso algumas pessoas não confirmem o pagamento, e sobrem vagas, reabriremos as inscrições no dia 25 de Maio.


Hoje, concluímos o envio das instruções de pagamento, de todos os 110 ciclistas que enviaram fichas. 

Caso alguém não tenha recebido o e-mail com as instruções, favor entrar em contato pelo email:randonneurs.litoral@hotmail.com 


Veja quem já está confirmado:












Clique na imagem para visualizar maior.
Atualizado em 23/05 as 21h00.


Bons treinos a todos.




domingo, 11 de maio de 2014

3º Desafio Randonneurs Litoral - Inscrições.


Inscrições Abertas!




3º Desafio Randonneurs Litoral (172 e 118 km)

Dia 07 de Junho de 2014

Bertioga - SP.


Os desafios são no estilo randonnée, não é uma competição. O desafio é pessoal em concluir o percurso dentro do tempo determinado, não há classificação, nem premiação, todos os ciclistas que concluírem o desafio dentro do tempo limite receberão uma medalha e um certificado.


Obs. Não é permitido carro de apoio acompanhando o ciclista durante o percurso, o mesmo tem que seguir direto ao PC ou PA seguinte e só pode dar apoio ao ciclista no PC ou PA. (O desrespeito deste regulamento, implica na desclassificação do ciclista).


Período de inscrições: 12 a 28 de Maio.

Clique aqui para fazer a sua inscrição

Obs. Após o preenchimento e envio da ficha de inscrição,  favor guardar o nosso retorno por e-mail, com as instruções para o pagamento da inscrição e demais orientações dos Desafios. 

Valores:

- Desafio 118 km - R$ 30,00.
- Desafio 172 km - R$ 40,00.
A largada para ambos Desafios será as 7h da manhã, no Point do Açaí, próximo ao trevo principal de Bertioga - SP.
Clique aqui para ver o local da largada

A vistoria terá inicio as 6h da manhã, e será interrompida as 6h 55min para as instruções aos participantes e largada. Será reiniciada logo após a largada e se encerrará as 7h 30min, quando se encerra o prazo para a largada de quem se atrasar.

Itens obrigatórios: Capacete, X ou colete refletivo, iluminação fixada na bike 
( luz dianteira branca e luz traseira vermelha).

Itens recomendados: Óculos, luvas, ferramentas, câmaras reservas e protetor solar.

Mapa do Desafio 172 km:
(Tempo limite: 11h 30min)

Mapa do Desafio 118 km:


quarta-feira, 7 de maio de 2014

Calendário 2014

Calendário 2014

Desafios Randonneurs Litoral



  07/06/2014  -  3º Desafio Randonneurs Litoral.


   Abertura das inscrições:          12/05/2014.
   Encerramento das inscrições:  28/05/2014.
   Local: Bertioga - SP.
 
   Mapas dos percursos:  - Desafio 172
                                           - Desafio 118



  12/07/2014  -  4º Desafio Randonneurs Litoral.


   Abertura das inscrições:          16/06/2014. 
   Encerramento das inscrições:  02/07/2014. 
   Local: Pedro de Toledo - SP ( Despraiado ). 
   Mapas dos percursos:   - Desafio 93 (trilha)
                                             - Desafio 42 (trilha)
                                             - Desafio 183 (asfalto)
                                             - Desafio  90 (asfalto)


 16/08/2014  -  5º Desafio Randonneurs Litoral.

  Abertura das inscrições:          21/07/2014. 
  Encerramento das inscrições:  06/08/2014. 
  Local: Itanhaém - SP.
  Mapas dos percursos:   - Desafio 100
                                           - Desafio 167


 27/09/2014  -  6º Desafio Randonneurs Litoral.

 Abertura das inscrições:          01/09/2014.
 Encerramento das inscrições:  17/09/2014. 
 Local: Bertioga - SP.
 Mapa do percurso:        - Desafio 118
                                          - Desafio 165

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Regulamentos Randonneurs Litoral

O REGULAMENTO RANDONNEURS LITORAL É VÁLIDO NÃO SÓ PARA OS BRM'S DE 200 A 1000, MAS TAMBÉM PARA OS DESAFIOS DE ESTRADA.

ABAIXO O REGULAMENTO INTERNACIONAL, COM ALGUNS ADENDOS (EM VERDE), REGRAS E ORIENTAÇÕES ESPECIFICAS PARA OS EVENTOS RANDONNEURS LITORAL, PREVALEce em relação ao TEXTO EQUIVALENTE (EM PRETO), E DEVE SER SEGUIDo POR TODOS OS PARTICIPANTES. 

CABE AO RANDONNEURS LITORAL FAZER COM QUE SEJA CUMPRIDO ESTE REGULAMENTO:







ARTIGO 1: SOMENTE O AUDAX CLUB PARISIEN PODE REALIZAR A HOMOLOGAÇÃO EM TODO MUNDO. CADA BREVET REALIZADO DEPOIS DE 1921 É REGISTRADO SOB UM NÚMERO DE HOMOLOGAÇÃO, ATRIBUÍDO POR ORDEM CRONOLÓGICA DE RECEBIMENTO.

ARTIGO 2: ESTES BREVETS SÃO ABERTOS A TODO RANDONNEUR, MEMBRO OU NÃO DE UM CLUBE, DE UMA SOCIEDADE OU DE UMA FEDERAÇÃO QUALQUER E COBERTO POR UMA APÓLICE DE SEGURO. OS MENORES SÃO ACEITOS COM A CONDIÇÃO QUE APRESENTEM UMA AUTORIZAÇÃO DO RESPONSÁVEL QUE ISENTE A RESPONSABILIDADE DO AUDAX CLUB PARISIEN E DAS SOCIEDADES ORGANIZADORAS; UM ATESTADO MÉDICO DE APTIDÃO FÍSICA COM MENOS DE 6 MESES DEVE SER APRESENTADO. AS INFORMAÇÕES E REGULAMENTO ESPECÍFICO DE CADA ORGANIZAÇÃO DEVEM SER CONSULTADOS NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO DE CADA BREVET. TODOS OS VEÍCULOS SÃO ADMITIDOS COM A CONDIÇÃO QUE SEJAM MOVIDOS SOMENTE COM O USO DA FORÇA MUSCULAR.

RL ARTIGO 2: SÓ PERMITIMOS MENORES (14 A 17 ANOS) NOS DESAFIOS, DESDE QUE esteja acompanhado POR UM Dos RESPONSÁVEis (Pai ou mãe), QUE irá PARTICIPAR pedalando JUNTO COM O MENOR, TAMBÉM DEVE PREENCHER UM TERMO DE RESPONSABILIDADE NA VISTORIA E APRESENTAR DOCUMENTOS QUE COMPROVEM O GRAU DE PARENTESCO. NOS BRMS NÃO PERMITIMOS A PARTICIPAÇÃO DE MENORES DE 18 ANOS.

ARTIGO 3: PARA EFETUAR UM BREVET, CADA RANDONNEUR DEVE PREENCHER UM BOLETIM DE INSCRIÇÃO E OBTER SEU DIREITO DE PARTICIPAÇÃO COM UM ORGANIZADOR.

RL ARTIGO 3: AS INSCRIÇÕES SEMPRE SÃO REALIZADAS “ON LINE”, ATRAVÉS DE PREENCHIMENTO DA FICHA DE INSCRIÇÃO E PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO. A CONFIRMAÇÃO DE SUA INSCRIÇÃO SE FARÁ PELA PUBLICAÇÃO DO NOME DO CICLISTA NA LISTA DE INSCRITOS, QUE PODE SER CONSULTADA NO NOSSO SITE:WWW.RLITORAL.COM .

POLÍTICA DE DEVOLUÇÃO DA INSCRIÇÃO: CASO O CICLISTA DESISTA DE SUA PARTICIPAÇÃO, O VALOR SERÁ DEVOLVIDO OU DEIXADO DE CRÉDITO, CONFORME SEGUE:

DESISTÊNCIA ATÉ A DATA DE ENCERRAMENTO DAS INSCRIÇÕES: O VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO PODERÁ SER DEIXADO DE CRÉDITO PARA UMA PRÓXIMA INSCRIÇão.

DESISTÊNCIA COM 6 DIAS OU MAIS DA DATA DE REALIZAÇÃO DO BREVET: O VALOR REFERENTE A 100% DA TAXA DE INSCRIÇÃO SERÁ DEIXADO DE CRÉDITO PARA UMA PRÓXIMA INSCRIÇÃO.

DESISTÊNCIA com 4 ou 5 DIAS antes do início DO BREVET: O VALOR REFERENTE A 50% DA TAXA DE INSCRIÇÃO SERÁ DEIXADO DE CRÉDITO PARA UMA PRÓXIMA INSCRIÇÃO.

DESISTÊNCIA Há menos de 72 horas Do início DO BREVET: NÃO HAVERÁ CRÉDITO DE VALORES. 

COMUNICAÇÃO DA DESISTÊNCIA / CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO: ESTA COMUNICAÇÃO DEVERÁ SER FEITA PELO CICLISTA ATRAVÉS DE E-MAIL ENVIADO PARA: RANDONNEURS.LITORAL@HOTMAIL.COM  A DATA  E O HORÁRIO DO ENVIO DO E-MAIL, SERÁ A CONSIDERADA PARA A APLICAÇÃO DO CRÉDITO CONFORME REGRA ACIMA DESCRITA.

ARTIGO 4: CADA PARTICIPANTE DEVE ESTAR ASSEGURADO POR UM SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL, SEJA POR INTERMÉDIO DE SUA FEDERAÇÃO, SEU ORGANIZADOR LOCAL OU POR UM SEGURO PESSOAL (ATENÇÃO, A MAIOR PARTE DOS SEGUROS MULTIRRISCOS
NÃO COBREM OS ADERENTES QUE PARTICIPEM DE PROVAS ORGANIZADAS E PAGAS). PARA PODER FAZER A INSCRIÇÃO NA PROVA, O RANDONNEUR DEVE PREENCHER UM ATESTADO MENCIONANDO CLARAMENTE A COBERTURA DO SEGURO, OU UM ATESTADO FAZENDO FÉ. SE O ORGANIZADOR NÃO DISPONIBILIZAR A SUBSCRIÇÃO DE UM SEGURO COLETIVO NA LARGADA DE SEU BREVET, ELE PODERÁ RECUSAR A INSCRIÇÃO DOS NÃO SEGURADOS.

RL ARTIGO 3 E 4: PARA REQUERER A INSCRIÇÃO NOS EVENTOS ORGANIZADOS PELO RANDONNEURS LITORAL, O RANDONNEUR DEVE:

1 - PREENCHER A FICHA DE INSCRIÇÃO DENTRO DO PRAZO ESTIPULADO PARA CADA EVENTO, ESTA FICHA É SEMPRE DISPONIBILIZADA “ONLINE” EM NOSSO SITE, NA DATA DE ABERTURA DE CADA BREVET (VIDE CALENDÁRIO);
2 - PAGAR A TAXA DE INSCRIÇÃO DENTRO DO PRAZO ESTIPULADO PARA CADA EVENTO; 
3 - TODO EVENTO ORGANIZADO PELO RANDONNEURS LITORAL É COBERTO POR APÓLICE COLETIVA DE SEGURO, SENDO SEUS VALORES JÁ INCLUÍDOS NA TAXA DE INSCRIÇÃO. CASO A ORGANIZAÇÃO NÃO DISPONIBILIZE O SEGURO COLETIVO, VALERÁ O ESTIPULADO NO REGULAMENTO ACP, MEDIANTE INFORMAÇÃO PRÉVIA POR PARTE DA ORGANIZAÇÃO NO SITE E REDES SOCIAIS RANDONNEURS LITORAL;

ARTIGO 5: CADA PARTICIPANTE É CONSIDERADO COMO ESTANDO EM UMA EXCURSÃO INDIVIDUAL, DEVENDO RESPEITAR O CÓDIGO DE TRÂNSITO E TODAS AS SINALIZAÇÕES OFICIAIS.
O AUDAX CLUB PARISIEN, AS SOCIEDADES ORGANIZADORAS, O REPRESENTANTE ACP E SUA ASSOCIAÇÃO DE REFERÊNCIA, NÃO PODEM, EM CASO ALGUM, SEREM CONSIDERADOS RESPONSÁVEIS POR ACIDENTES QUE PODERÃO ACONTECER DURANTE UM BREVET.

ARTIGO 6: PARA A CIRCULAÇÃO DURANTE A NOITE, OS VEÍCULOS DEVERÃO ESTAR MUNIDOS DE FARÓIS DIANTEIRO E TRASEIRO, SOLIDAMENTE FIXADOS E EM CONSTANTE ESTADO DE FUNCIONAMENTO (PREVISÃO DE LÂMPADAS PARA SUBSTITUIÇÃO; UM DUPLO FAROL É ACONSELHÁVEL).
A LÂMPADA TRASEIRA DE PISCA É PROIBIDA. OS ORGANIZADORES PROIBIRÃO A LARGADA DE TODO O PARTICIPANTE CUJA ILUMINAÇÃO NÃO ESTEJA DE ACORDO. CADA PARTICIPANTE É OBRIGADO A LIGAR A ILUMINAÇÃO A PARTIR DO INÍCIO DA NOITE, E AINDA, A TODO MOMENTO EM QUE A VISIBILIDADE NÃO FOR SUFICIENTE (CHUVA, NEVOEIRO ETC); MESMO EM GRUPO, CADA RANDONEUR DEVE TER A SUA ILUMINAÇÃO. DURANTE A NOITE, AS VESTIMENTAS CLARAS E REFLETIVAS SÃO RECOMENDADAS E O USO DE UM COLETE, OU TIRAS REFLETIVAS É OBRIGATÓRIO. QUALQUER INFRAÇÃO A ESTAS MEDIDAS, CONSTATADAS DURANTE UM CONTROLE, PROVOCARÁ A NÃO HOMOLOGAÇÃO DO BREVET.

RL ARTIGO 6: É OBRIGATÓRIA A UTILIZAÇÃO DOS SEGUINTES ITENS / EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA EM QUALQUER EVENTO ORGANIZADO PELO RANDONNEURS LITORAL, INDEPENDENTE DAS DISTÂNCIAS E HORÁRIOS DE REALIZAÇÃO:
1 - CAPACETE (USO CONTÍNUO);
2 - COLETE REFLETIVO OU X REFLETIVO (USO CONTÍNUO);
3 - ILUMINAÇÃO FRONTAL DE LUZ BRANCA OU AMARELA (USO EM BAIXA VISIBILIDADE);
4 - ILUMINAÇÃO TRASEIRA DE LUZ VERMELHA E NO MÍNIMO 2 UNIDADES (USO EM BAIXA VISIBILIDADE);

CAPACETE E COLETE REFLETIVO OU O X REFLETIVO: SÃO EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS E DE USO CONTÍNUO EM TODOS OS EVENTOS RANDONNEURS LITORAL (DESAFIOS E BRM'S), INDEPENDENTE DO HORÁRIO (DIA OU NOITE) E DO NÍVEL DE VISIBILIDADE (ALTA OU BAIXA), SENDO DE USO OBRIGATÓRIO A UTILIZAÇÃO DO MESMO EM TODO O PERCURSO! A NÃO UTILIZAÇÃO DESTES ITENS, ACARRETARÁ NA DESCLASSIFICAÇÃO IMEDIATA DO(S) CICLISTAS.

PARA O CASO DA ILUMINAÇÃO DIANTEIRA: HÁ A OBRIGATORIEDADE DA MESMA TER A COLORAÇÃO “BRANCA” OU “AMARELA”, DEVENDO A MESMA ATENDER ÀS NECESSIDADES DO RANDONNEUR DE “VER” E “SER VISTO”. CASO ESTA ORGANIZAÇÃO JULGUE QUE O MODELO UTILIZADO NÃO POSSUA POTÊNCIA SUFICIENTE PARA ATENDER A ESTE REQUISITO, O RANDONNEUR PODERÁ SER IMPEDIDO DE LARGAR OU DESCLASSIFICADO DURANTE O PERCURSO.

 PARA O CASO DA ILUMINAÇÃO TRASEIRA: HÁ A OBRIGATORIEDADE DE A MESMA TER A COLORAÇÃO “VERMELHA”, DEVENDO A MESMA ATENDER À NECESSIDADE DO RANDONNEUR DE “SER VISTO”. CASO ESTA ORGANIZAÇÃO JULGUE QUE O MODELO UTILIZADO NÃO POSSUA POTÊNCIA SUFICIENTE PARA ATENDER A ESTE REQUISITO, O RANDONNEUR PODERÁ SER IMPEDIDO DE LARGAR OU DESCLASSIFICADO DURANTE O PERCURSO.

POSICIONAMENTO E MODOS DE OPERAÇÃO: A ILUMINAÇÃO TRASEIRA DEVERÁ OBRIGATORIAMENTE ESTAR POSICIONADA DE FORMA A SER VISTA POR TODOS OS ÂNGULOS E ALTURAS, DE FORMA A NÃO FICAR OBSTRUÍDA POR QUALQUER OBJETO (BOLSAS DE SELIM, BAGAGEIROS, ALFORJES, BAGAGENS ETC). PARA OS CASOS DA UTILIZAÇÃO DE BOLSAS DE SELIM, ALFORJES OU BAGAGEIROS, OBRIGATORIAMENTE A ILUMINAÇÃO PRINCIPAL DEVERÁ ESTAR FIXADA A ESTES EQUIPAMENTOS. É OBRIGATÓRIA A UTILIZAÇÃO DE NO MÍNIMO 2 (DOIS) PISCAS TRASEIROS.
NÃO É PERMITIDA, EM HIPÓTESE ALGUMA A UTILIZAÇÃO DE QUAISQUER OUTRAS CORES DE ILUMINAÇÃO, ALÉM DAS CITADAS ACIMA NESTE REGULAMENTO. O NÃO ATENDIMENTO A ESTE ITEM, ACARRETARA NA DESCLASSIFICAÇÃO IMEDIATA DO RANDONNEUR.

ARTIGO 7: CADA PARTICIPANTE DEVE FORNECER ELE MESMO TODAS AS SUAS DEMANDAS PARA A REALIZAÇÃO DE SEU BREVET. NENHUM SERVIÇO ORGANIZADO DE INSTRUTORES, APOIOS, SINALIZADORES COM VIATURA SEGUINDO O CICLISTA, É AUTORIZADO DURANTE O PERCURSO ENTRE OS PONTOS DE CONTROLE. OS PARTICIPANTES QUE INFRINGIREM ESTE ARTIGO SERÃO ELIMINADOS SEM APELAÇÃO.
SE NA LARGADA DE UM BREVET, UM GRUPO É FORMADO VOLUNTARIAMENTE PELA ORGANIZAÇÃO, O ANDAMENTO É LIVRE, OS RANDONNEURS TEM O DIREITO ABSOLUTO DE DEIXAR ESTE GRUPO A TODO O MOMENTO. NENHUM RANDONNEUR PODERÁ PREVALECER-SE DE GERIR UM GRUPO. OS SINAIS DISTINTIVOS (ABRAÇADEIRAS, CAMISAS, ETC) E OS TÍTULOS (POR EXEMPLO: CAPITÃO DE ROTA) NÃO SÃO AUTORIZADOS. O TAMANHO DOS GRUPOS DEVERÁ SER CONFORME A LEGISLAÇÃO EM VIGOR NO ÂMBITO DE CADA BREVET, SEM ENQUADRAMENTOS. CADA PARTICIPANTE DEVE TER COMPORTAMENTO E ATITUDES CORRETAS.

RL ARTIGO 7: NÃO HÁ A RESPONSABILIDADE POR PARTE DA ORGANIZAÇÃO EM RESGATAR NO PERCURSO CICLISTAS QUE, POR QUALQUER QUE SEJA O MOTIVO, TENHAM ABANDONADO O BREVET. ESTE RESGATE PODERÁ SER REALIZADO PELA ORGANIZAÇÃO, DEPENDENDO DA DISPONIBILIDADE E ITINERÁRIO DOS VEÍCULOS, NÃO CABENDO A ESTA E SEUS VOLUNTÁRIOS A RESPONSABILIDADE POR QUALQUER DANO QUE POSSA VIR A SER CAUSADO AO EQUIPAMENTO DURANTE O TRANSPORTE, INDEPENDENTE DO MOTIVO.

QUALQUER TIPO DE APOIO EXTERNO DURANTE O PERCURSO ENTRE OS POSTOS DE CONTROLE É PROIBIDO. O APOIO EXTERNO AO RANDONNEUR SÓ PODERÁ SER REALIZADO EM 2 SITUAÇÕES:

1 – APOIO DADO PELA PRÓPRIA ORGANIZAÇÃO;
2 – APOIO DADO NOS POSTOS DE CONTROLE POR VEÍCULO PREVIAMENTE REGISTRADO JUNTO À ORGANIZAÇÃO DO BREVET.

A INDICAÇÃO DE CARROS DE APOIO DEVE SER MENCIONADA EM ESPAÇO RESERVADO NA FICHA DE INSCRIÇÃO (MODELO DO VEÍCULO / PLACA DO VEÍCULO / COR / NOME COMPLETO E NÚMERO CELULAR DO MOTORISTA E DEMAIS PARTICIPANTES DA EQUIPE). O CARRO DE APOIO DEVE SE DESLOCAR ENTRE OS PCS RAPIDAMENTE, SENDO EXPRESSAMENTE PROIBIDA SUA PARADA NO ACOSTAMENTO AO LONGO DO PERCURSO, OU QUALQUER OUTRO LOCAL ENTRE OS PCS, O QUE CARACTERIZARÁ AJUDA EXTERNA E CONSEQUENTE DESCLASSIFICAÇÃO DO CICLISTA QUE ESTÁ SENDO ACOMPANHADO POR ESTE VEÍCULO.

ARTIGO 8: CADA PARTICIPANTE RECEBERÁ NA LARGADA UMA CARTA DE ROTA (LEIA-SE PASSAPORTE) E UM ITINERÁRIO (LEIA-SE PLANILHA DE ROTA) SOBRE O QUAL SÃO INDICADOS OS POSTOS DE CONTROLE (PCS) ONDE O PARTICIPANTE DEVERÁ OBRIGATORIAMENTE APRESENTAR ESTE PASSAPORTE À ORGANIZAÇÃO PARA AS DEVIDAS ANOTAÇÕES DE CONTROLE.
OS ORGANIZADORES PODEM IGUALMENTE PREVER UM OU MAIS CONTROLES SECRETOS E, POR ESTA RAZÃO E TAMBÉM POR EXIGÊNCIAS DO SEGURO, O PARTICIPANTE DEVERÁ RESPEITAR O ITINERÁRIO QUE LHE SERÁ ENTREGUE NA LARGADA. OS ORGANIZADORES DEVEM OBRIGATORIAMENTE UTILIZAR OS MAPAS CRIADOS COM A ATENÇÃO DO AUDAX CLUB PARISIEN OU OS MAPAS PROPOSTOS PELO REPRESENTANTE ACP DA ZONA GEOGRÁFICA E APROVADOS PELO AUDAX CLUB PARISIEN.
ARTIGO 9: NA FALTA DE CONTROLE PRECISO DESIGNADO PELOS ORGANIZADORES, O RANDONNEUR DEVERÁ ANEXAR AO PASSAPORTE UM CARIMBO QUE TENHA O NOME DA LOCALIDADE DESTE CONTROLE (COMÉRCIO, ESTAÇÃO DE SERVIÇO ETC). EM CASO DA IMPOSSIBILIDADE DE OBTER ESTE CARIMBO (CONTROLE DE NOITE), O RANDONNEUR PODERÁ:
1) ENVIAR UMA CARTA POSTAL AO RESPONSÁVEL DA ORGANIZAÇÃO (INDICANDO LUGAR, DIA E HORA DE PASSAGEM, NOME, SOBRENOME E CLUBE) ESCREVENDO NO ESPAÇO DO CONTROLE DO PASSAPORTE “CP”, O DIA E A HORA DA POSTAGEM.
2) RESPONDER SOBRE O PASSAPORTE UMA QUESTÃO SOBRE UM PONTO ESPECIFICO DO LUGAR DE CONTROLE. A OPÇÃO DEFINIDA É A DESCRIÇÃO DO ORGANIZADOR, CONTROLE POR CONTROLE.
EM CADA CONTROLE, A HORA DE PASSAGEM DEVE SER MENCIONADA E TAMBÉM O DIA PARA OS BREVETS DE MAIS DE 24 HORAS. UM CARIMBO EM FALTA, UMA HORA DE PASSAGEM NÃO MARCADA OU A PERDA DO PASSAPORTE (A QUALQUER DISTANCIA QUE SEJA) PROVOCA A NÃO HOMOLOGAÇÃO DO BREVET. CADA PARTICIPANTE É RESPONSÁVEL POR CONTROLAR O SEU PASSAPORTE.

RL ARTIGOS 8 E 9: DA VISTORIA, PLANILHA DE ROTA, PASSAPORTE E IDENTIFICAÇÃO.

VISTORIA: TEM COMO OBJETIVO CHECAR TODOS EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS (VIDE COMENTÁRIO ARTIGO 6) E COMUMENTE É REALIZADA ALGUNS MINUTOS OU HORAS ANTES DA LARGADA. 

PARA A REALIZAÇÃO DA VISTORIA, O RANDONNEUR DEVE APRESENTAR-SE A ORGANIZAÇÃO TRAJANDO OS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA (COLETE REFLETIVO OU X REFLETIVO E CAPACETE) E TAMBÉM COM OS DEMAIS EQUIPAMENTOS JÁ FIXADOS NA BICICLETA E EM MODO “LIGADO” (ILUMINAÇÃO FRONTAL BRANCA OU AMARELA / DUAS ILUMINAÇÕES TRASEIRAS VERMELHAS). O NÃO ATENDIMENTO A ESTE PARÁGRAFO IMPEDE A REALIZAÇÃO DA VISTORIA. 

AINDA NA VISTORIA, O RANDONNEUR RECEBERÁ A PLANILHA DE ROTA CONTENDO TODOS OS PRINCIPAIS PONTOS DO TRAJETO E PASSAPORTE, CONFORME ARTIGO 8 DO REGULAMENTO ACP. 

É RESPONSABILIDADE DO RANDONNEUR A APRESENTAÇÃO DO PASSAPORTE JUNTO À ORGANIZAÇÃO, PARA AS DEVIDAS ANOTAÇÕES / ASSINATURAS NOS POSTOS DE CONTROLE (PCS) E CHEGADA, BEM COMO A GUARDA DO MESMO. A FALTA DE QUALQUER ANOTAÇÃO DE PASSAGENS EM POSTOS DE CONTROLE, SEU EXTRAVIO OU PERDA RESULTARÁ NA NÃO HOMOLOGAÇÃO DO BREVET.

ARTIGO 10: OS PRAZOS PARA CONCLUIR CADA BREVET SÃO EM FUNÇÃO DA DISTÂNCIA:
13H30 (200KM);
20H (300KM);
27H (400KM);
40H (600KM);
75H (1000KM).

A PASSAGEM EM CADA CONTROLE DEVERÁ SER EFETUADA ENTRE UMA HORA “DE ABERTURA” E UMA HORA “DE FECHAMENTO” MENCIONADOS NO PASSAPORTE, CALCULADAS COM AS MEDIAS EXTREMAS DE 15 E 30 KM/H PARA OS CONTROLES ATÉ O 600KM, DE 13,5 À 30 KM/H ENTRE 600 E 1000 KM. SE UM RANDONNEUR CHEGAR A UM PONTO DE CONTROLE ATRASADO, O ORGANIZADOR PODERÁ LHE PERMITIR CONTINUAR SE O SEU ATRASO FOR DEVIDO A UM EVENTUAL IMPREVISTO INDEPENDENTE DA VONTADE DO RANDONNEUR, COMO UMA PARADA PARA AJUDAR QUANDO EM UM ACIDENTE OU UMA ESTRADA FECHADA. UM PROBLEMA MECÂNICO, O CANSAÇO, A FALTA DE FORMA FÍSICA, FOME, ETC, NÃO PODERÃO SER RAZÃO VÁLIDA DE ATRASO. FORA DOS CASOS PRECEDENTES, O RANDONNEUR DEVERÁ RESPEITAR AS TABELAS HORÁRIAS INTERMEDIÁRIAS, SOB PENA DE NÃO HOMOLOGAÇÃO DE SEU BREVET, MESMO SE ESTE É EFETUADO DENTRO DO TEMPO LIMITE TOTAL.

RL ARTIGO 10: PARA OS CASOS ONDE A DISTÂNCIA TOTAL DO TRAJETO PROPOSTO PELA ORGANIZAÇÃO SUPERE AS DISTÂNCIAS EXATAS DE CADA BREVET (200, 300, 400, 600 E 1000), OS PRAZOS PARA A CONCLUSÃO DE CADA BREVET PERMANECERÃO INALTERADOS (13H30, 20H, 27H, 40H E 75H), SENDO O BREVET HOMOLOGADO SOMENTE COM A CHEGADA DO RANDONNEUR NO PONTO DE DISTÂNCIA FINAL INDICADO NAS PLANILHAS DE ROTA (CHEGADA).

ARTIGO 11: QUALQUER FRAUDE PROVOCARÁ A EXCLUSÃO DO PARTICIPANTE DE TODAS AS ORGANIZAÇÕES DO AUDAX CLUB PARISIEN.
ARTIGO 12: NA CHEGADA, CADA PARTICIPANTE DEVERÁ ASSINAR O PASSAPORTE E O ENTREGAR AO ORGANIZADOR. O PASSAPORTE LHE SERÁ DEVOLVIDO APÓS A HOMOLOGAÇÃO. NÃO SERÁ EMITIDA CÓPIA DESTE DOCUMENTO EM CASO DE PERDA. ESTES BREVETS NÃO SÃO COMPETIÇÕES E NÃO COMPORTAM CLASSIFICAÇÃO. UMA MEDALHA ESPECIAL PODERÁ SER ADQUIRIDA PELO PARTICIPANTE ASSIM QUE SEU BREVET TENHA SIDO HOMOLOGADO. ELE DEVERÁ FAZER O PEDIDO E PAGAR O VALOR NA ENTREGA DE SEU PASSAPORTE NA CHEGADA.

RL ARTIGO 12: DA HOMOLOGAÇÃO: O RANDONNEURS LITORAL SUBMETERÁ A PLANILHA COM TEMPOS AO REPRESENTANTE ACP NO BRASIL (RANDONNEURS BRASIL), EM ATÉ 10 DIAS APÓS A DATA OFICIAL DO EVENTO, QUE POR SUA VEZ ENVIARÁ A PLANILHA À ACP PARA A DEVIDA HOMOLOGAÇÃO, QUE DEPOIS PODERÁ SER CONSULTADA NO SITE DO RANDONNEURS BRASIL: HTTP://WWW.RANDONNEURSBRASIL.ORG/HOMOLOGACOES/.
DA SOLICITAÇÃO DAS MEDALHAS FRANCESAS – AS MEDALHAS ACP, IMPORTADAS DA FRANÇA, DEVERÃO SER SOLICITADAS A ORGANIZAÇÃO NA CONCLUSÃO DO BRM, NA MESA DA ORGANIZAÇÃO NO LOCAL DA CHEGADA. CASO NÃO HAJA MEDALHAS PARA PRONTA ENTREGA, O RANDONNEUR QUE FIZER A OPÇÃO DA AQUISIÇÃO DA MEDALHA FRANCESA, SERÁ COMUNICADO POR E-MAIL PARA EFETUAR O PAGAMENTO DA MEDALHA NA SEMANA SEGUINTE AO EVENTO, CASO NÃO EFETUE O PAGAMENTO NESTE PRAZO, O RANDONNEURS LITORAL NÃO GARANTE QUE EXISTA NOVA CHANCE DE AQUISIÇÃO DA MEDALHA FRANCESA DESTE EVENTO QUE JÁ FOI CONCLUÍDO. 
SERÁ CONCEDIDO CERTIFICADO E MEDALHA RANDONNEURS LITORAL A TODO RANDONNEUR QUE CONCLUIR O BREVET/DESAFIO COM ÊXITO (DENTRO DOS TEMPOS ESTIPULADOS), SENDO SEUS CUSTOS JÁ EMBUTIDOS AO VALOR DA INSCRIÇÃO. EM CASO DE CONCLUSÃO DO PERCURSO (FORA DO TEMPO ESTIPULADO), SERÁ CONCEDIDO SOMENTE A MEDALHA. 

ARTIGO 13: AS MEDALHAS QUE ATESTAM O SUCESSO DO BREVET SÃO NA COR BRONZE (200KM), AMARELADA (300KM), VERMELHA (400KM), DOURADA (600KM) E COBRE (1000KM). OS MODELOS MUDAM, EM PRINCÍPIO, NO ANO APÓS A PBP. OS PREÇOS DAS MEDALHAS SÃO INDICADOS PELOS ORGANIZADORES DOS BREVETS.

SUPER RANDONNEUR: É UMA DISTINÇÃO QUE RECONHECE TODO RANDONNEUR, APÓS COMPLETAR NO MESMO ANO A SÉRIE DOS BREVETS 200, 300, 400 E 600 KM. UMA MEDALHA MENCIONANDO ESTA DISTINÇÃO SERÁ EMITIDA AO RANDONNEUR QUE REALIZAR O PEDIDO AO SEU CLUBE ORGANIZADOR, INFORMANDO-O OS NÚMEROS DE HOMOLOGAÇÃO DOS BREVETS E PAGANDO O VALOR REFERENTE A ESTA MEDALHA.

RL – ARTIGO 13: O PEDIDO DA MEDALHA DE SUPER RANDONNEUR DEVERÁ SER FEITO NO FINAL DO CALENDÁRIO, EM MOMENTO A SER COMUNICADO PELO ORGANIZADOR, GERALMENTE LOGO APÓS AO NOSSO ÚLTIMO BRM 600 DA SÉRIE EM CURSO . SERÁ DADO UM PRAZO PARA TAL PEDIDO, APÓS O QUAL NÃO SERÁ MAIS POSSÍVEL A SOLICITAÇÃO. O CICLISTA DEVE FICAR ATENTO AOS COMUNICADOS FEITOS NO SITE E REDES SOCIAIS DO RANDONNEURS LITORAL.
VALE RESSALTAR QUE O ANO / CALENDÁRIO PARA ACP SE INICIA NO MÊS DE NOVEMBRO E SE ENCERRA EM OUTUBRO DO ANO SEGUINTE... EXEMPLO: A SÉRIE 2020, INICIA EM NOVEMBRO DE 2019 E SE ENCERRA EM OUTUBRO DE 2020. 

ARTIGO 14: UM PARTICIPANTE NÃO PODE EFETUAR UMA OUTRA PROVA QUILOMÉTRICA SOB TODA OU PARTE DO PERCURSO DE UM BREVET RANDONNEURS MONDIAUX.

ARTIGO 15: TODOS OS DETALHES REFERENTES AOS BRM EM UMA ZONA GEOGRÁFICA, COMO JOGOS, CLASSIFICAÇÕES, LEMBRANÇAS, DESAFIOS, ETC, TANTO PARA OS RANDONNEURS CONSIDERADOS INDIVIDUALMENTE, OU POR CLUBES, SÃO EXCLUSIVAMENTE DE COMPETÊNCIA DO REPRESENTANTE ACP E DE SUA ASSOCIAÇÃO DE REFERÊNCIA.

ARTIGO 16: OS BREVETS BRM DOS ORGANIZADORES (CLUBES, ASSOCIAÇÕES OU OUTROS) SÓ PODERÃO CONSTAR NO CALENDÁRIO ACP EM SUA ZONA GEOGRÁFICA DE ORIGEM, QUAISQUER QUE SEJAM OS LUGARES DE LARGADA EFETIVOS E AS ASSOCIAÇÕES ONDE SEUS MEMBROS SEJAM FILIADOS. OS ORGANIZADORES DEVERÃO OBRIGATORIAMENTE UTILIZAR OS MAPAS DE SUA ZONA GEOGRÁFICA DE ORIGEM. UM ORGANIZADOR (EM PARTICULAR UM CLUBE DE FRONTEIRA) PODERÁ APARECER UMA SEGUNDA VEZ NO CALENDÁRIO ACP COMO ORGANIZADOR APARENTADO (LEIA-SE COORGANIZADOR) EM UMA OUTRA ZONA GEOGRÁFICA ALEM DA DE ORIGEM, COM O ACORDO DO REPRESENTANTE ACP E DO ORGANIZADOR (CASO EXISTA) DESTA ZONA GEOGRÁFICA, TODOS TENDO COMO OBRIGAÇÃO FORMAL DE APLICAR A PRIMEIRA LINHA DO PRESENTE ARTIGO.

ARTIGO 17: PARTICIPANDO DE UM BREVET BRM, OS RANDONNEURS ACEITAM A PUBLICAÇÃO DE SUA IDENTIDADE E DO TEMPO REALIZADO NOS RESULTADOS PUBLICADOS PELOS ORGANIZADORES. EM CASO ALGUM A SUA IDENTIDADE PODERÁ SER UTILIZADA PARA FINS COMERCIAIS OU SER UTILIZADA POR TERCEIROS COM ESTE OBJETIVO.

ARTIGO 18: O FATO DE HAVER SE INSCRITO E LARGADO EM UM BREVET IMPLICA, NA PARTE DO INTERESSADO, A ACEITAÇÃO SEM RESTRIÇÕES DO PRESENTE REGULAMENTO. QUALQUER QUEIXA OU RECLAMAÇÃO, POR QUALQUER MOTIVO QUE SEJA, DEVERÁ SEM EXPRESSA POR ESCRITO E ENVIADO NAS 48 HORAS SEGUINTES A PROVA AO ORGANIZADOR QUE A EXAMINARÁ E A TRANSMITIRÁ COM SEUS PARECERES AO RESPONSÁVEL ACP (FRANÇA) OU AO REPRESENTANTE ACP (FORA DA FRANÇA) PARA ANÁLISE ANTES DE QUALQUER DECISÃO.

ARTIGO 19: EM CASO DE APELAÇÃO DO INTERESSADO, O PROCESSO SERÁ ENVIADO AO COMITÊ DIRETOR DO ACP COM AS ANÁLISES E MOTIVOS DO ORGANIZADOR E DO REPRESENTANTE ACP. O COMITÊ DIRETOR DO ACP DECIDIRÁ, SEM DIREITO A APELAÇÃO DE NENHUMA ESPÉCIE, OS CASOS APRESENTADOS BEM COMO OS LITÍGIOS EM QUE ESTE REGULAMENTO TENHA SIDO OMISSO.